Início de carreira
O mais velho de três filhos, Nick Faldo nasceu em 22 de maio de 1956 na cidade de King's Lynn, Inglaterra. Começou a jogar golfe aos 10 anos e, aos 15, desenvolveu suas habilidades a ponto de se profissionalizar. Faldo venceu seu primeiro torneio em 1977 e, dois anos depois, venceu o Aberto da Argentina. O período de maior sucesso de Faldo como jogador de golfe profissional ocorreu em meados da década de 1980, quando ele era um dos jogadores mais consistentes e temidos do PGA Tour. Em 1982, Faldo registrou sua primeira vitória nos Estados Unidos, vencendo o Aberto da Holanda. Ele seguiu com vitórias no Dunlop Open e no Laffitte-Heath Open em 1983, e no Canadian Open em 1984. Ele também chegou às finais do US Open em 1982 e 1984 e no British Open em 1983.
Grandes campeonatos
A forma mais bem-sucedida de Faldo ocorreu no final dos anos 1980 e ao longo dos anos 1990, durante os quais ele ganhou três campeonatos abertos e três torneios Masters. Em 1987, Faldo venceu o Open em Muirfield e se tornou o primeiro jogador de golfe a ganhar o título usando um boné em vez do tradicional chapéu de golfe. Ele ganhou seu segundo Open Championship em 1990, desta vez no Royal Troon. Na época da vitória, Faldo era o atual campeão, tendo conquistado o título no ano anterior no Royal Lytham & St Annes. Em 1996, Faldo conquistou seu terceiro e último título de Masters. Faldo também chegou à final do Open em três ocasiões sem vencer, terminando como vice-campeão em 1983, 1986 e 1994. Ele também chegou à final do PGA Championship em duas ocasiões sem vencer.
Premios e honras
Faldo ganhou o Prêmio de Personalidade Esportiva do Ano da BBC em 1987, bem como o Prêmio de Escritores de Golfe. Ele também foi nomeado o Jogador do Ano da PGA três vezes e o Jogador de Golfe do Ano do European Tour seis vezes. Faldo foi introduzido no Hall da Fama do Golfe Mundial em 1997 e, no ano seguinte, foi nomeado Oficial da Mais Excelente Ordem do Império Britânico (OBE). Em 2009, a rainha Elizabeth II concedeu a Faldo o título de cavaleiro por seus serviços ao golfe. Faldo também fez várias aparições nas tabelas de classificação da Ryder Cup, servindo como capitão do time europeu em 1993 e 1999. Em 1987, ele ajudou a levar o time europeu à vitória na Ryder Cup.
Sucesso na Copa Ryder
Faldo disputou a Ryder Cup em oito ocasiões, representando a Europa nove vezes. Ele foi vice-capitão em 1991 e foi capitão do time em 1993, 1999 e 2002, levando a Europa à vitória em cada um desses anos. As 13 vitórias de Faldo na Ryder Cup são mais do que qualquer outro jogador na história. A vitória de Faldo em 1987 foi particularmente memorável, pois ele ajudou a Europa a empatar a Ryder Cup em 17 a 17, a primeira vez que a competição terminou empatada. No decisivo “shoot-out” entre Phil Mickelson, companheiro de Faldo, e Curtis Strange, que havia capitaneado o time americano, Faldo deu uma tacada crucial para garantir o empate para a Europa. A vitória foi a primeira vez que a Europa conquistou a vitória sobre os Estados Unidos desde 1985 e encerrou uma sequência de cinco vitórias americanas consecutivas.
Carreira pós-golfe
Desde que se aposentou do torneio profissional de golfe em 2004, Faldo permaneceu ativo no mundo do golfe e atualmente é membro da equipe de transmissão do Golf Channel. Faldo também se aventurou no mundo dos negócios, atuando como presidente da Faldo Capital, empresa voltada para esportes, lazer e turismo. Faldo também se envolveu em causas beneficentes e atualmente é embaixador do Royal Marsden Hospital e da campanha Pink Ribbon. Faldo também trabalhou com instituições de caridade como Save the Children e Nick Faldo Foundation.
Impacto no jogo de golfe
Ao longo de sua carreira, Faldo sempre foi classificado como um dos melhores jogadores de golfe do mundo. Ele ganhou cinco prêmios de Jogador do Ano do PGA Tour, três prêmios de Jogador de Golfe do Ano do European Tour e três Ryder Cups. Com uma carreira de golfe tão condecorada, é fácil entender por que Faldo é considerado um dos jogadores de golfe mais bem-sucedidos de todos os tempos. Ele também teve um impacto duradouro no jogo de golfe, tanto em sua carreira quanto em seu envolvimento no mundo dos negócios desde a aposentadoria. A popularidade de Faldo com os fãs também permitiu que ele ajudasse a desenvolver o jogo de golfe. Por exemplo, Faldo é um defensor de longa data do golfe juvenil e ajudou a promover o esporte para as gerações mais jovens por meio de seu envolvimento com a Fundação Nick Faldo e outras organizações.